Hwarang Kumdo

O que é o Hwarang Kumdo

É uma arte marcial que remete aos Guerreiros Coreanos e significa Caminho da Espada do Guerreiro. É uma arte que trabalha o combate de espadas (sabres).

A espada foi utilizada há milénios atrás no Oriente para deter e condenar inimigos na guerra. A espada era tão respeitada quanto um membro da família marcial. Tinha um tratamento especial: era um símbolo de adoração. Um verdadeiro artista marcial não deveria matar ninguém desnecessariamente, deveria ter uma mente clara, calma, pura e de grande habilidade. O domínio da espada era árduo. Há mais ou menos 1800 anos atrás soldados coreanos também utilizaram essa arma para resguardar suas terras e sua cultura. O Hwarang Kumdo é uma arte marcial que trabalha uma técnica especial para o uso da espada. Tem como princípio as bases do treino de espadas dos primórdios coreanos.


O Hwarang Kumdo trabalha com técnicas amplas, circulares e diretas. As técnicas de ataque são agressivas e foram preparadas para serem utilizadas em combate. O treino básico consiste em formas e cortes, o treino em pares são ataques e defesas para além disso existem técnicas de respiração e meditação.
O corpo do praticante deve estar estável no seu centro de equilíbrio através de uma boa postura. A capacidade mental e seu Ki (energia interior) devem estar igualmente focados e calmos. O treino inicia-se nos aspetos internos para desenvolver uma mente calma antes de buscar a força e os ângulos corretos das técnicas. A força interna na prática da espada é necessária, pois só força externa produz apenas técnicas rígidas e tensas. O controle proveniente do desenvolvimento do Ki aliado com velocidade e a força do golpe produz um ataque eficaz. O corpo e a mente do praticante devem funcionar como um só. Isso só é possível através da meditação e da concentração, se a mente e corpo se separam, diversos pensamentos podem interromper a velocidade e o poder do golpe do praticante.

Combate de Espadas Coreanas

A técnica com espadas propicia o desenvolvimento de guarda, sobrevivência e condicionamento físico. O conteúdo técnico exige a execução de posturas, respiração, equilíbrio e flexibilidade. Desta forma, os treinamentos do Hwarang Kumdo requerem que o praticante trabalhe sua coordenação motora, bem como, a concentração para a execução dos movimentos.
Agora recentemente estamos preparados para campeonatos. Os golpes foram resumidos para serem utilizados de maneira mais compacta para possamos anotar pontos e reservar espaços específicos do corpo para serem golpeados.

O Hwarang Kumdo tenta oferecer uma possibilidade para alguns problemas do mundo atual como a obesidade e o estresse. Por meio do treino, o praticante de Hwarang Kumdo aprenderá a ter noções básicas de postura, autocontrole, foco, meditação e exercícios respiratórios, afastando-o do estresse, da ociosidade e da ansiedade que causam males à saúde.

%d bloggers like this: