Taekwondo

Origem do Taekwondo

Coreia, no ano de 670 a.C. era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek Je. Silla era a menor das três dinastias e era constantemente invadida e saqueada pelos vizinhos. Durante o reinado de Chin Heung, os jovens aristocratas e os militares formaram um grupo que foi chamado de Hwarang-do. Para os combates, eles treinavam com lanças, arco e flecha, espada e também praticavam muito a disciplina mental, desenvolvendo várias formas de lutas com os pés e as mãos, como o soo-bak e o taekyon (antigas artes marciais coreana que originaram o Taekwondo).

Pelo estudo da história de Koryo (dinastia entre os anos de 935 e 1392), pode-se afirmar que o Taekwondo, então chamado de soo-bak, era praticado não somente como ginástica e esporte, mas também como arte marcial de alto valor.

Viajando um pouco mais no tempo e entrando já no século XX, é importante ressaltar que o Japão teve domínio sob a Coreia durante 36 anos. Tanto é que em 1905, o Karate foi introduzido na Coreia através de um tratado que concedia ao Japão os direitos diplomáticos da Coreia. Este foi um período em que o Taekyon foi proibido para os coreanos, mas claro, nunca deixou de ser praticado de maneira clandestina.

Somente quando os japoneses foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, em 1945, os coreanos voltaram a treinar o Taekyon abertamente. Dez anos mais tarde, já com a Coreia dividida, graças ao general Choi Hong Hi (foto acima), fundador do estilo Oh Do Kwan, reuniu esforços e, após diversas dissidências, conseguiu, em 11 de abril de 1955, a união das diversas escolas e estilos que existiam na Coreia sob o nome de Taekwondo.

Em 22 de março de 1966, foi fundada pelo general Choi, na Coreia do Sul, a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), que enviou professores pelo mundo para a divulgação da luta e elaborou 24 novos katas (conhecidos como Hyong ou Tul), técnicas e regras específicas, resgatando os chutes, muito valorizados no Taekyon (estilo CHANG HUN), que mantém as posturas marciais de combate.

Já na década de 1970, problemas políticos obrigaram o general Choi a se exilar, levando consigo a sua federação para o Canadá, o que gerou a formação da WTF (World Taekwondo Federation – Federação Mundial de Taekwondo), em 28 de maio de 1973, que passou a subsidiar mestres, formando um instrumento marcial controlado pelo governo coreano (estilo Kukkiwon), elaborano novas formas (Palgwe e Poom-se) com ênfase em competições olímpicas.

Em 1980, o Taekwondo conseguiu tornar-se uma modalidade oficial de competição pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo incluído nos Jogos Pan-Americanos e Jogos Sul-Americanos. Devido a grande divulgação e sucesso da arte, após participar como modalidade demonstrativa nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e Barcelona em 1992, foi incluída em definitivo a partir das Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000, e de lá para cá é a arte marcial mais praticado no mundo.

%d bloggers like this: